top of page

PPDIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS

Transmissão do HIV

O que é aids

O que é HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Biologia – HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era uma sentença de morte. Mas, hoje em dia, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas.
Saber precocemente da doença é fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.

O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.

Transmissão sexual: ocorre pelo ato sexual vaginal, anal ou oral no qual haja contado do sangue, sêmen ou secreções vaginais da pessoa infectada pelo HIV com a pessoa sadia. Pode haver infecção também através do contato com objetos sexuais contaminados, caso não sejam devidamente lavados ou cobertos com uma camisinha.

Transmissão por sangue contaminado: o HIV pode ser transmitido através do sangue ou produtos derivados do sangue (como plasma e plaquetas) em transfusões sanguíneas. Desde o início da década de 90, hospitais e bancos de sangue têm feitos exames de rotina no sangue de doadores para identificação do HIV. Estes exames reduziram substancialmente o risco de alguém ser contaminado pelo HIV durante uma transfusão.

Transmissão através de agulhas ou seringas contaminadas: o HIV pode ser transmitido através de agulhas ou seringas contaminadas. Usuários de drogas injetáveis que compartilham seringas ou agulhas, também têm risco da transmissão do vírus da hepatite e outras doenças infecciosas.

 

E.E.PROFº "DIRCEU JUNQUEIRA DE SOUZA"

A sociedade interfere constantemente no desenvolvimento sexual ao longo de nossas vidas, mostrando que o corpo não é propriedade exclusiva do sujeito, muitas vezes impondo, através dos meios de comunicação, um padrão de beleza a ser conquistado e desejado. “A obsessão por enquadrar o corpo no paradigma do ser belo aliena a pessoa de si mesma, submete o indivíduo a idéias desvirtuadas do bem-estar, do ser feliz.”

(Amparo Caridade, 1999).

No dia Mundial de Combate a Aids, o professor Paulo distribui panfletos com informações sobre a AIDS e bateu papo com a galera, sobre a importância da prevenção. Mas antes para iniciar o tema, o professor pediu para que os alunos pesquisassem na sala de informática e levassem para sala de aula materiais sobre a AIDS, buscando respostas para as perguntas abaixo:
O que é a AIDS? /
Como a AIDS é transmitida? / O que o vírus da AIDS causa no organismo? / Quais seus sintomas? / Como se previne a AIDS? / Existe tratamento para a AIDS? /  Como ele é feito?

PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Jacareí foi a quarta cidade do Estado que mais realizou testes para detectar HIV (vírus da AIDS) durante a realização da Campanha Fique Sabendo 2012, que aconteceu entre os dias 22 de Novembro e 1º de Dezembro.
A primeira cidade do Estado na lista foi Ribeirão Preto com a realização de 5.324 testes, seguida por São Paulo com 3.365 testes, Itaquaquecetuba com 3.185 e Jacareí com 3.140 testes realizados. Segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Andrea Inocêncio o número de exames superou as expectativa do programa que contava com cerca de   2500 testes.

Jacareí foi a quarta cidade que mais realizou testes de HIV

Segundo o Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros infectados com o vírus do HIV desconhece sua situação sorológica. Das 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil (25,4%) desconhece seu diagnóstico. Fatores como preconceito e barreiras culturais dificultam o diagnóstico precoce da doença.
Atualmente 570 pacientes fazem tratamento para AIDS em Jacareí. O maior número de pessoas contaminadas está no grupo de adultos jovens (entre 20 e 34 anos). Quem quiser fazer o teste pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, que está localizado na Rua Purus, 79, Jardim Paraíba. O atendimento é das 8 às 16h e o teste é gratuito.

Fonte :SEMANÁRIO DE JACAREÍ DO DIA 20 DEZEMBRO DE 2012

bottom of page